Click here for Myspace Layouts

04 outubro 2010

U2 em Coimbra - 03-10-2010















Bom, começando pelos Interpol que como é sabido são actualmente compostos por Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino, depois de o baixista Carlos Dengler ter abandonado o projecto, trouxeram um substituto bem à altura, no caso Dave Pajo, ex-guitarrista dos Slint e antigo baixista dos Zwan de Billy Corgan, que toca como os deuses, aquele baixo soa divino.

Trouxeram uma pujança rock muito competente e eficaz mas sem a chama suficiente para elevar multidões.
Se a ideia era aquecer para os U2, chumbaram.
Ainda assim saiu-lhes a sorte grande.
Não ouvi ainda o novo e homónimo disco mas avaliando ao vivo e
depois de já os ter visto 3 vezes sempre em circunstâncias diferentes acho que fico por aqui. Gosto muito de "Turn On The Bright Lights” de
2002, e sobretudo de “Antics” de 2004 e pronto, daí pra cá...

Chegam os U2 e aquilo é a pura da loucura. Nem me vou alargar muito em descrições, digo apenas isto:
Tomemos como exemplo alguns daqueles temas que já não se podem ouvir, tal foi o excesso de airplay nas rádio durante anos a fio, e que algumas de cariz mais popular e comercial ainda tocam, tipo "Pride", ou "With or without you" ou mesmo "Where the streets have no name", por aí.
Ora, uma pessoa desliga o rádio ou muda logo de estação, certo? Certo!
Ali não. A coisa tem tal dimensão celebratória, a intensidade emocional é tanta que se torna impossível não comungar daquela energia, mesmo não sendo um fã incondicional.
Os U2 têm isto, e têm uma máquina infernal à sua volta, de tal forma oleada que um concerto desta dimensão é um acontecimento absolutamente imperdível pelo menos uma vez na vida.
Eu já os tinha visto em 93 na Zoo Tv Tour e agora bisei e fartei-me de curtir. Muito por conta de grandes temas, que o serão sempre, como "New Years Day", "Mysterious Ways", "Until the end of the world", "Elevation", "Vertigo", "Miss Sarajevo" ou "One". Enchi o papo e depois levei 4 horas achegar a casa.
Mas veleu e isso é o que mais importa.

1 comentário:

Joe Best disse...

Descrição perfeita,para ambos os casos!ZOOTV foi o dia em que o Rock nunca mais seria o mesmo,duvido que alguém faça melhor,mas o concerto de ontem revelou uns U2 mto musculados,sem parar quase nos sufocavam de tanto rock!Que o Lázaro continue sob o signo "Andeu" ...