Click here for Myspace Layouts

01 julho 2006

3W's no Lusocast


O mundo do podcasting começa a ser amplo e vasto e se falarmos só em lusofonia a coisa já vai longe.
Para principiantes e curiosos da matéria (como eu), este link é fundamental.
www.lusocast.com
Há muito a descobrir...
Para quem queira aprofundar segue abaixo alguma informação interessante

O Que é o Podcast?

O "podcasting" é a publicação de ficheiros áudio na Internet. O "podcast" permite aos utilizadores subscrever um ‘feed' e, automaticamente, receber os novos ficheiros áudio. O "podcasting" difere de outros tipo de conteúdo áudio pois utiliza o protocolo RSS. Basicamente, um "podcast" é um programa de rádio pré-gravado que, assim que é actualizado, é recebido automaticamente no computador por qualquer utilizador que o tenha subscrito.Os utilizadores assinam um "podcast" através de uma aplicação específica, a qual verifica e retira regularmente novos conteúdos da Internet, podendo, então, o utilizador sincronizar o leitor de música portátil e obter os novos conteúdos.Apesar de, actualmente, ser um veículo para programas de rádio caseiros, este tipo de tecnologia tem ainda muito a explorar. Desde notícias audíveis, passando pelos programas amadores de rádio, são inúmeros os conteúdos que se podem ouvir no carro, nos transportes públicos, ou em qualquer outro lado. É uma boa alternativa à "tirania" da rádio hertziana.

A Origem do Podcasting

Em 2003, já um número considerável de blogs publicava ficheiros em áudio e o protocolo RSS já era vastamente utilizado para categorizar e subscrever conteúdos. Ao usar o RSS, Christopher Lydon anexava ficheiros de áudio no seu blog, com entrevistas focadas no blogging e na cobertura das campanhas presidenciais norte-americanas de 2004, o que despertou a atenção de Adam Curry, inspirando-o para a sua aplicação iPodder. Sem dúvida que os blogs foram um importante factor para a popularização do PODCASTING.

A origem do termo

Uma das primeiras utilizações do termo PODCASTING veio num artigo do The Guardian, a 12 de Fevereiro de 2004, apesar de não detalhar o protocolo RSS ou a sincronização automática. Em Setembro de 2004, Dannie Gregoire usou o termo para descrever o download automático e a ideia de sincronização desnvolvida por Adam Curry. Gregoire registou também vários nomes de domínios associados ao PODCASTING.

Podcasting Vs. broadcasting tradicional

Ao contrário da rádio ou do streaming online, a audiência tem controlo absoluto sobre quando ouve os conteúdos, o que tem a desvantagem de não permitir a participação ao vivo ou o alcance rápido de largas audiências.No entanto, tem a vantagem sobre os métodos tradicionais de broacasting, ao permitir a fácil transmissão pelo mundo inteiro dos seus conteúdos, sem necessitar de investimentos ou licenças.

Podcasting Vs. áudio online

O PODCASTING difere do broadcasting e do webcasting pelo modo como os conteúdos são transmitidos. Em vez de um stream de áudio central, os ouvintes obtêm os ficheiros de áudio remota e automaticamente. Os PODCASTS podem ainda incluir meta-informação como data, título e descrição. O PODCASTING difere do autocasting em termos de conteúdos, uma vez que geralmente os podcasts são transmissões de voz de variados conteúdos, enquanto que o autocasting é uma versão em discurso sintetizado dos textos dos blogs. Os áudio-blogs são facilmente transformados em podcasts se adicionarem o suporte do RSS para facilitar a sua pesquisa e obtenção automática.

Fonte: Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcasting

Pois, e assim vamos andando...!

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom