Click here for Myspace Layouts

02 outubro 2006

Saturnálias & 3W's

Eu sei, eu sei que não tenho estado à altura, mas francamente não ando com verve nestes últimos tempos, além do mais tenho-me entretido com outros afazeres.
Este fim de semana no Teatro Extremo em Almada Velha, começou uma iniciativa que pretende trazer de novo à ribalta o velho Cabaret da Coxa, que à uns anos fez um enorme sucesso nesta mesma casa.
Espectáculos de vária ordem, onde o teatro, a música ao vivo e outras formas de entretenimento, têm lugar, isto à sexta feira, e ao sábado, a ideia é convidar-se gente com coisas interessantes a dizer, a conversar com gente interessada em ouvir e debater, além de uma notável ideia, que é a projecção de Pocket Videos (sim, feitos em telemóvel) e discutir os seus conteúdos após a projecção.
Quem quiser participar, pode e deve enviar os respectivos vídeos para extreopocketvideo@gmail.com ou para mais pormenores visitar o site do teatro extremo lá em baixo.

"Saturnalia - an orgiastic festival in ancient Rome in honor of Saturn"

"“Noites das Saturnálias”, que sobe à cena no bar do Teatro Extremo, resgata a memória das Saturnálias romanas, festas pagãs, precursoras do Carnaval que agora festejamos, dedicadas ao deus Saturno. Saturno, deus da agricultura dos antigos romanos, identificado como Cronos pelos gregos, pregava a igualdade entre os homens e era saudado com festas e um período de libertação das convenções sociais.
Durante as Saturnálias não funcionavam os tribunais e as escolas e os escravos tomavam os lugares dos seus senhores, saindo à rua para comemorar a liberdade e a igualdade entre os homens, cantando e divertindo-se.
Depois do êxito de “Cabaret da Coxa”, iniciativa levada a cabo, pelo Teatro Extremo no ano de 2001, esta companhia de teatro, regressa com este novo projecto, à tradição do escárnio e mal dizer, tão populares na cultura portuguesa, misturando essa tradição com a música, as artes do circo, a poesia e o teatro, numa programação recheada de atracções, levada a cabo por artistas reconhecidos e ocultos, que farão as delícias do público que se deslocar ao espaço do Teatro Extremo.
À tradição também se junta a inovação, onde a grande novidade está na “Extreme Pocket Film Show”. Mostra de uma nova forma de arte vídeo executada através de aparelhos de telemóvel. Todas as semanas serão exibidos, pequenos e grandes filmes em ecrã gigante.
Também a conversa será igualmente animada nestas “Noites das Saturnálias”, porque aqui o público tem o direito de usar da palavra, já que sem ele não se poderia cumprir totalmente esse resgate das festas das Saturnálias. Suetónio, autor e cronista romano, conta que no tempo das Saturnálias todos os participantes e os escravos podiam dizer verdades aos seus senhores indo até ao extremo de ridicularizá-los da maneira que bem entendessem.
Ora, para bom entendedor... o Extremo... é já ali na Rua Serpa Pinto nº16, no pleno coração de Almada Velha. "

In www.teatroextremo.com


Quanto aos 3W's, o Podacast já está actualizado e aqui fica a lista para esta semana

Seg - 02 OUT - Nova Lei de Arrendamento - www.arrendamento.gov.pt
Ter - 03 OUT - Partilha de ficheiros - www.limewire.com
Qua - 04 OUT - Reabilitação e deficiência - www.ajudas.com
Qui - 05 OUT - Conteúdos e análises de Cinema - www.cinestacao.com e www.cinema2000.pt
Sex - 06 OUT - Encontros - www.speedparty.net

Pois, e assim vamos andando...!

1 comentário:

100smog lda. disse...

ACHAMOS BRILHANTE A IDEIA e faremos questão de passar por lá!!! era interessante colocar uma noticia sobre essa iniciativa e sobre o teatro extremo! nó spor AQUI! tentamos promover até criamos um link po teatro extremo aqui a umas semanas mas gostaria de saber mais!!!claro que vos convidamos a passar pelo nosso site e dar um olá ;)